Ténis – Leonardo Tavares e João Sousa vencem Challenger na Finlândia

Leonardo Tavares subiu ao top-100 do ranking mundial...

e João Sousa subiu 87 lugares

Mais uma semana extremamente positiva para as cores nacionais no ténis, com a conquista por parte de Leonardo Tavares e de João Sousa do Challenger de Tampere, na variante de pares, competição que se desenrolou na Finlândia.     

Com este triunfo Leonardo Tavares consegue ascender ao top-100 mundial na variante de pares, ocupando o 99º lugar, enquanto João Sousa ascendeu 87 posições na tabela ATP, encontrando-se na 263ª posição.   

A dupla nacional, segunda cabeça-de-série, derrotou na final do challenger finlandês os favoritos ao torneio, os letões Juska/Pavlovs, por 7-6(7-4) e 7-5.   

Para chegar ao título, Tavares e Sousa tiveram que bater na primeira ronda uma dupla nórdica, Eleskovic/Kontinen, com os parciais de 6-0, 3-6 e 10-8 no super tie-break.   

Na eliminatória seguinte, contra o austríaco Junaid e o grego Karagiannis, novo triunfo complicado, por 3-6, 6-3 e 10-4 no super tie-break.

Mas nas meias-finais, frente a uma dupla da Finlândia e da Estónia, Nieminen/Zopp, uma triunfo categórico, 6-0 e 6-2.   

Em singulares, Leonardo Tavares também esteve em grande e só foi derrotado na final do evento nórdico, frente ao francês Prodon, por duplo 6-4. Com este bom desempenho o pupilo de Nuno Marques ficou à porta do top-200 mundial.   

Para chegar até à final, o tenista lusitano derrotou o australiano Junaid por 6-3 e 6-4 na primeira eliminatória, conseguindo logo de seguida uma excelente vitória frente a Ivo Minar em três parciais, por 6-4, 2-6 e 7-5.   

Nos quartos-de-final, frente ao transalpino Brizzi, vitória em dois parciais, 6-3 e 6-2, para nas meias-finais derrubar o alemão Stadler por renhidos 6-4 e 7-6(9-7).    

Deixe um comentário